You are currently viewing Informe das Cerimónias Centrais do Dia Mundial da Ciência e da II Feira de Empreendedorismo

Informe das Cerimónias Centrais do Dia Mundial da Ciência e da II Feira de Empreendedorismo

10 de Novembro de 2022

O Dia Mundial da Ciência Pela Paz e Pelo Desenvolvimento é celebrado mundialmente desde o ano de 2001, tendo sido estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), para reafirmar o papel da ciência na edificação de um mundo melhor.

Para este ano, as Cerimónias Centrais no país, tiveram lugar nas instalações da Universidade Metodista Unida de Moçambique, concretamente no Campus Universitário de Cambine, sita na localidade de Cambine, no distrito de Morrumbene, sob lema “CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

As celebrações foram presididas pela Directora Nacional da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Dra. Eugênia Cossa em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que na sua intervenção ressaltou que [propósito deste dia é de manter os cidadãos bem informados sobre as descobertas e avanços científicos].

Esteve presente o PhD. Marcos Chirinda, representante da UNESCO em Moçambique, acompanhado pelo Dr. Amosse Macamo, representante da Secretária do Estado da Província de Inhambane, o Magnifico Reitor da UMUM, o PhD. Júlio André Vilanculos, investigadores, convidados e a comunidade académica de UMUM.

Foi uma cerimónia repleta de debates e reflexões. E associado a este dia, teve lugar em simultâneo a II Feira de Empreendedorismo, organizada pela Faculdade de Ciências de Administração, Gestão e Contabilidade, da UMUM sob o lema “Inter-relacionando o ensino e negócios para o desenvolvimento económico e social do pais”. Na qual estiveram presentes expositores, dentre os quais instituições de Ensino Superior, empreendedores, inovadores e vendedores do mercado informal.

Este dia foi uma oportunidade de mobilizar todos os actores da sociedade para o lema, desde governo às instituições de ensino e aos investigadores moçambicanos.

Leave a Reply